top of page

Anatomias do Corpo em Invenção

Museu de Anatomia Humana, USP. São Paulo - SP, 2025.

"A intersecção entre arte e ciência é muito clara na história da anatomia enquanto ciência moderna. A necessidade de representação visual para o registro e estudo da estrutura do corpo humano levava anatomistas a trabalhar em colaboração com artistas — ou a desenvolver, eles mesmos, essa habilidade. Como Andreas Vesalius, considerado pai da anatomia moderna, que iniciou a sistematização do estudo do corpo humano com suas próprias ilustrações. Por outro lado, a preocupação com a correta representação do corpo também tornava a disciplina fundamental para os artistas. Sempre lembrado, Leonardo Da Vinci realizou pesquisas anatômicas autodidatas para aprimorar seu trabalho. E, algum tempo depois, a anatomia passou a integrar o currículo das academias de belas artes, que prezavam pela fidedignidade da representação.

Em tempos de procedimentos cirúrgicos altamente tecnológicos e voltados a padrões de beleza uniformizados, Grizzo recorre aos recursos de outras espécies da natureza, sugerindo a hibridização entre o humano e outros seres. Com um vocabulário estético que remete a um imaginário protocientífico fantasioso – que ecoa o clássico Frankenstein – o artista explora livremente, com humor e criatividade, as infinitas possibilidades da invenção.

A exposição CIRÚRGICO reúne 18 obras originais que propõem, em conjunto, uma cartografia imaginária do corpo humano, revelando ao público tanto suas estruturas visíveis quanto as camadas subjetivas que nos constituem. As peças podem ser vistas no Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero, sob coordenação da Profª Dra. Silvia Lacchini, onde dialogam com o acervo científico do espaço e reforçam a potência da arte como instrumento de reflexão sobre a condição humana."                                                                                             

Mariana Leão

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page